O App Tracking Transparency (ATT) é um novo recurso do iOS, iPadOS e tvOS 14.5 que requer que os aplicativos peçam permissão se quiserem rastrear sua atividade em aplicativos e sites de outras empresas. Seus dispositivos Apple têm um número exclusivo chamado de “identificador de publicidade” que pode ser usado para identificar exclusivamente o seu dispositivo para fins de segmentação e rastreamento de anúncios. Ao associar esse identificador a outras informações, os desenvolvedores de aplicativos foram capazes de construir registros incrivelmente detalhados de como você usa seu iPhone ou iPad, inclusive em outros aplicativos e na web.
Depois de instalar o iOS 14.5, todos os aplicativos são exigidos pela Apple para usar a nova estrutura AppTrackingTransparency para pedir sua permissão para rastreá-lo. Isso se aplica apenas ao rastreamento de sua atividade fora dos próprios aplicativos da empresa!
Por exemplo, o Facebook pode rastrear sua atividade no Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp sem perguntar, mas se quiser saber como você interage com aplicativos de outras empresas ou rastreá-lo em sites que você visita, ele deve pedir seu permissão.
É seguro dizer que a maioria dos usuários de iPhone e iPad não tem consciência de até que ponto suas atividades estão sendo rastreadas ou que os aplicativos rastreiam regularmente o que fazem em outros aplicativos ou em sites. A Apple tem um vídeo que explica do que se trata:
Como habilitar o ATT?
Na verdade, você não precisa fazer nada para começar a usar a ATT, a não ser esperar. Qualquer aplicativo que deseja rastreá-lo em aplicativos de outras empresas ou na web terá que solicitar uma notificação pop-up É muito parecido com a notificação que você vê quando um aplicativo deseja usar sua localização, câmera, microfone ou outros recursos que podem violar sua privacidade. Você pode selecionar “Pedir ao aplicativo para não rastrear” ou “Permitir”.
Os aplicativos podem exibir uma tela simples explicando por que eles querem que você permita o rastreamento, mas não é necessariamente verificada pela Apple quanto à precisão ou veracidade e, uma vez que você forneceu seus dados a um desenvolvedor de aplicativos, eles podem mudar de ideia sobre como eles o usam.
Posso desligar o rastreamento de todos os aplicativos?
Se você não quiser ser questionado sobre o rastreamento sempre que baixar um novo aplicativo, também pode desativá-lo nas configurações de rastreamento. Na parte superior da tela, você verá um botão Permitir que aplicativos solicitem o rastreamento, que ficará verde se você ativou o recurso e cinza se não o fez. Depois de desativados, os aplicativos nem mesmo perguntarão a você – será como se você escolhesse automaticamente Perguntar ao aplicativo para não rastrear ou em todos os aplicativos. O iOS até perguntará se você deseja que os aplicativos permitidos anteriormente parem de rastreá-lo, para que você possa desligar tudo de uma só vez. Observe que você pode retornar a esta tela a qualquer momento para mudar de ideia, seja globalmente ou para aplicativos individuais.
Sou louco e quero que me rastreiem, o que fazer?
Se você ficou louco de pedra e decidir que deseja alterar a configuração de rastreamento de aplicativo para um de seus aplicativos, você pode ir para Configurações para alterá-lo. As configurações do ATT de aplicativos podem ser alteradas aplicativo por aplicativo ou globalmente. Siga esses passos:
- Abra o aplicativo Ajustes e toque em Privacidade;
- Escolha Rastreamento na parte superior da tela;
- Os aplicativos que solicitaram sua permissão para rastreá-lo estão listados aqui. Você pode ativar e desativar o rastreamento individualmente.
E se meu botão ATT estiver acinzentado?
Em alguns casos, você não conseguirá ativar o botão Transparência de rastreamento de aplicativos nas configurações devido a um dos três motivos:
Para usuários com contas de crianças ou menores de 18 anos por ano de nascimento, devem entrar com seu ID Apple;
Se o seu ID Apple for gerenciado por uma instituição educacional ou usar um perfil de configuração que limite o rastreamento;
Se o seu ID Apple foi criado nos últimos 3 dias;
Se você não atender a nenhum desses critérios e ainda estiver vendo um botão esmaecido, tente reiniciar o telefone e sair da conta do iCloud.
E aí, você usa o ATT?