O recurso App Tracking Transparency da Apple está causando uma queda de 15% a 20% na receita para anunciantes iOS, de acordo com um executivo de marketing móvel.
Em uma entrevista à GamesBeat, Brian Bowman, da Consumer Acquisition, diz que a mudança da Apple para o rastreamento do Identificador para Anunciantes (IDFA) teve um impacto devastador na receita de publicidade do iOS.
“Certos clientes caíram 30% a 40% na receita. Outros estão sentindo menos impacto. Está uma bagunça”, disse Bowman.
Além de ver a receita de publicidade despencar, os anunciantes do iOS também começaram a notar uma inflação no tráfego orgânico não atribuído. Isso significa que os anunciantes não são tão capazes de adaptar o posicionamento de anúncios a públicos específicos.
Bowman observou que o impacto total da RAT ainda não foi sentido. Os anunciantes começarão a sentir todos os efeitos do recurso cerca de 30 dias após a adoção do iOS 14.6 atingir 80%, disse Bowman.
Não se espera que empresas maiores sintam o peso da ATT, pois seus catálogos de aplicativos geram uma quantidade considerável de dados primários, mas Pequenas e Médias empresas que dependem da receita de anúncios precisarão se adaptar.
“No extremo mais alto, as empresas que estão acumulando um jardim murado de IDFVs estão em um caminho para fazer melhor”, disse Bowman. “Desenvolvedores de pequeno a médio porte simplesmente não têm a capacidade financeira de migrar para compras no aplicativo. Você precisa de muito dinheiro para fazer isso.”
A Consumer Acquisition é uma notável crítica da ATT e no passado tem sido vocal sobre os movimentos da Apple para o rastreamento nix IDFA.
O recurso ATT da Apple, lançado no início de 2021, restringe o rastreamento de dados do consumidor, a menos que os usuários optem por participar. Em maio, parecia que apenas 4% dos usuários do iOS estavam optando pelo rastreamento de anúncios. A partir de julho, esse número parece ter aumentado para cerca de 20%, de acordo com a GamesBeat.
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Fonte: AppleInsider.