Uma nova pesquisa de mercado diz que o interesse do cliente no mercado TWS (Total Wireless Stereo) diminuiu globalmente no segundo trimestre de 2021, em comparação com o primeiro trimestre. Nos EUA, as vendas cresceram apenas 1% em relação ao trimestre anterior.
Os dados, relativos ao segundo trimestre de 2021, mostram que a Apple perdeu mais de 10% no mercado dos chamados audíveis na comparação ano a ano. No segundo trimestre de 2020, a Maçã tinha algo em torno de 36% do segmento, e a sua fatia caiu para menos de 25% no último período.
Esses dados não incluem o AirPods Max, já que eles fazem parte de uma categoria diferente de produtos.
A Counterpoint Research diz que, embora o crescimento do QoQ tenha sido lento, o mercado global de TWS teve 27% de crescimento do mercado YoY em comparação com o segundo trimestre impactado pela COVID-19.
“A Apple perdeu uma participação considerável no volume e no valor de vendas, apesar das grandes quedas de preços nos AirPods”, disse a analista sênior da Counterpoint Research, Liz Lee, em um comunicado, “mas é improvável que a empresa esteja muito preocupada”.
“Acho que os AirPods de 3a geração esperados no próximo mês podem ser um grande sucesso”, continuou ela. “Já faz tanto tempo que não vemos um novo lançamento, e se você considerar alguns preços atraentes, é muito possível que os AirPods 3 possam impulsionar as vendas gerais de audíveis Apple além dos 80 milhões do ano.”
Lee diz que, apesar do baixo aumento do trimestre atual, o “ecossistema é forte”, e o mercado está se mostrando bem-sucedido para várias empresas.
Como mencionado, o relatório acrescenta que a Samsung pegou uma grande parte do segmento premium TWS Q2 2021, enquanto a Xiaomi se destaca no segmento abaixo de US$ 100. O boAt da Índia ficou em oitavo lugar no mercado global de TWS apoiado por grandes ganhos no mercado interno. As marcas verdadeiramente sem fio JBL, JLab e QCY viram um aumento na participação de mercado YoY no segundo trimestre de 2021, de acordo com Counterpoint.
“A Samsung agarrou uma grande parte do segmento premium, enquanto a Xiaomi se destacava no segmento abaixo de US$ 100”, disse Lee.
A Counterpoint também observa que Samsung, JBL e Xiaomi arrecadaram uma participação significativa na receita no segundo trimestre de 2021. Lee explica que isso se deve em parte ao desempenho superior na China, onde há um forte ecossistema de marcas de menor orçamento.
“Apesar dessa expansão, bem como dos declínios nos EUA, os mercados abaixo de US$ 100 e premium continuam avançando em direção à paridade em termos de volume. É provável que essa tendência seja acelerada pela Apple nos próximos meses, e eu não ficaria surpreso se o segmento premium ultrapassasse 50% no segundo semestre”, diz Lee no relatório.
Já está mais que na hora da Apple lançar novos AirPods.