Imagina que por algum motivo você precisou levar seu iPhone para a assistência técnica oficial da Apple e eles precisam trocar o aparelho, surge sempre aquela dúvida na cabeça de todos: será que trocaram por um aparelho novo? Seria um aparelho “recondicionado/refurbished”?
Felizmente a Apple é bastante transparente quanto a isso, e é possível verificar esta informação no próprio sistema.
Antes de descobrir, vamos entender um pouco o que seria um iPhone “recondicionado/refurbished” e um personalizado.
Na assistência técnica, quando eles trocam o aparelho para você, ele normalmente ganha o status de “aparelho de substituição”. Ele deve funcionar como um aparelho novo recém tirado da caixa, valorizando-o caso você queira revendê-lo.
Já um iPhone “recondicionado/refurbished” (ou remanufaturado) são aqueles que passam por um processo de desmontagem, limpeza e reparação ou substituição de componentes, sendo montados e testados novamente passando por um rígido controle de qualidade, para atestar que ele funciona como um iPhone recém fabricado e tem a sua garantia zerada, valendo por um ano após a compra.
Inclusive na Apple Store estadunidense existe uma página de venda de produtos nesse estado com ótimos preços, onde o desconto gira em torno de 15% do preço de um novo.
Aqui nos Estados Unidos, várias lojas de eletrônicos trabalham com produtos “recondicionado/refurbished”, mas por algum motivo no Brasil ainda torcemos o nariz para produtos dessa natureza.
Já produtos “personalizados são aqueles em que o comprador pediu para gravar alguma mensagem na parte traseira, ou que possua algum detalhe personalizado na hora da compra. Isso acontece muito com os AirPods, AirTag, Apple Pencil (2nd generation), iPad, or iPod touch, quando oferecido o serviço de gravação à laser.
Identificando iPhones recondicionado/refurbished e personalizados
- Em “Ajustes”, vá em “Geral” e, em seguida, em “Sobre”;
- Você vai conferir várias informações sobre o seu aparelho. Busque pela opção “Nº do Modelo”;
- A letra na frente do número é o que vai dizer qual a situação do seu iPhone:
- Se começar com “M”, significa que o seu iPhone é novo, comprado na loja física ou online oficial da Apple;
- Começando com “F”, o seu aparelho foi recondicionado;
- Se a letra na frente do número for um “N”, significa que, por algum problema, o aparelho foi substituído, como se fosse um remodelado;
- Agora, se começar com um “P”, o iPhone foi personalizado.
Isso não passa de curiosidade, portanto, não fique bitolado quanto ao resultado, mas claro que é sempre bom saber esse tipo de informação.
Mas aposto que você está verificando isso agora em seu aparelho 🤣