Após a Apple rejeitar a versão autônoma do aplicativo iOS do Facebook de seu serviço de jogos, a plataforma de mídia social seguiu os passos da Microsoft e lançou um aplicativo da web de sua plataforma de jogos para iPhone e iPad.
Tecnicamente, o Facebook lançou seu aplicativo de jogos iOS em agosto passado, mas teve que remover todos os jogos para ser aprovado, resumindo-o a um lugar para assistir a outros transmitirem.
Até o início deste mês, o Facebook ainda estava trabalhando em uma maneira de colocar seu serviço de jogos em nuvem em funcionamento no iOS até o final do ano. E hoje, o aplicativo da web de jogos do Facebook está disponível para iPhone e iPad (via The Verge).
O vice-presidente de jogos do Facebook, Vivek Sharma, compartilhou mais sobre o aplicativo da web para iOS e a posição da Apple em um comentário ao The Verge:
“Chegamos à mesma conclusão que outros: os aplicativos da web são a única opção para streaming de jogos em nuvem no iOS no momento”, disse o vice-presidente de jogos do Facebook, Vivek Sharma, ao The Verge em um comunicado. “Como muitos apontaram, a política da Apple de ‘permitir’ jogos em nuvem na App Store não permite muito. A exigência da Apple de que cada jogo em nuvem tenha sua própria página, passe por revisão e apareça nas listagens de pesquisa derrota o propósito dos jogos em nuvem. Esses obstáculos significam que os jogadores são impedidos de descobrir novos jogos, jogar entre dispositivos e acessar jogos de alta qualidade instantaneamente em aplicativos nativos do iOS — mesmo para aqueles que não estão usando os dispositivos mais recentes e caros.”
O serviço de jogos do Facebook tem 1,5 milhão de usuários por mês. Mas adicionou títulos populares à sua biblioteca, como Assassin’s Creed: Rebellion e Asphalt 9, para expandir além de títulos mais casuais, como Angry Birds, Words with Friends, etc.
No entanto, alguns dos desafios que permanecem para os jogos da web, incluem o Facebook não poder levar os usuários de seu aplicativo móvel principal para seu serviço de jogos baseado na web, o som sendo desativado por padrão, a falta de notificações push e as limitações gráficas.
Fonte: The Verge.