Em um novo relatório do CIRP analisando hoje o mercado de alto-falantes inteligentes dos EUA para o trimestre de junho destaca o domínio contínuo da Amazon e do Google, enquanto o HomePod e o HomePod mini ainda compõem uma pequena parcela de proprietários de alto-falantes inteligentes.
Devemos lembrar que a Apple descontinuou seu HomePod original mais caro, deixando o HomePod mini de US$ 99 que chegou em novembro de 2020 como a única opção. Mas a Apple continuou vendendo o estoque restante do HomePod até maio.
Parecia possível que a estratégia pudesse ter dado um impulso à adoção de alto-falantes inteligentes da Apple, com a única opção sendo US$ 200 menos cara, no entanto, o último relatório do CIRP não mostra tal impacto.
Dados do CIRP dizem que o mercado de alto-falantes inteligentes dos EUA atingiu 126 milhões de dispositivos em junho de 2021, com a Amazon representando a grande maioria em 69% com seus dispositivos Echo e o Google tendo uma participação de mercado de aproximadamente 20%.
O relatório não rotulou a participação de mercado exata do HomePod/mini, mas com base no gráfico, parece ter crescido um pouco YoY (ano sobre ano) para ~7 milhões de unidades, colocando a participação de mercado do HomePod dos EUA abaixo de 10%.
Outro destaque no relatório foi que a Amazon e o Google também dominam quando se trata de colocar vários alto-falantes inteligentes nas casas dos clientes.
A Amazon também tem uma parcela maior de famílias de alto-falantes inteligentes. Com base nas análises do CIRP e na contabilidade de casas com vários dispositivos (abaixo), estimamos que mais de 50 milhões de casas nos EUA tenham pelo menos um dispositivo Amazon Echo e cerca de 23 milhões de casas com pelo menos um dispositivo Google Nest/Home. Os fabricantes buscam vender vários dispositivos aos consumidores, para criar uma barreira maior à mudança para sistemas concorrentes. Por essa medida, a Amazon conseguiu, com vários dispositivos em mais de 20 milhões de domicílios dos EUA. Para comparação, o Google tem cerca de 8 milhões de vários domicílios de dispositivos Nest/Home e a Apple tem apenas dois milhões com mais de um HomePod.
Como já citamos em outro post, a Apple deveria lançar um novo modelo do HomePod para aquecer as vendas.