Quando a Apple anunciou o SharePlay na WWDC, a capacidade de experimentar um filme, programa de TV ou música com amigos não me chamou a atenção, afinal imagina assistir alguma coisa com aquele “amigo” que não para de comentar sobre o que está acontecendo na tela 🤪.

Mas o que mais me mais interessou foi compartilhamento de tela que ele permite.

Embora minimizado pela Apple, o compartilhamento de tela tem sido algo extremamente ausente do FaceTime. Serviços concorrentes como Skype, Google Meet, Zoom, Teams e Slack, há muito tempo têm esse recurso, tornando-os ferramentas de produtividade e suporte técnico.

O compartilhamento de tela também está disponível no Mac há algum tempo, mas está escondido e só funciona no Mac, não em seus outros dispositivos Apple.

A Apple não está realmente lançando o recurso de compartilhamento de tela do SharePlay como uma ferramenta de suporte técnico, mas acho que é aí que reside a maior parte de seu utilitário. Tenho certeza que eu (e talvez você) usemos o recurso principalmente para solucionar problemas do dispositivo Apple de um membro da família remotamente.

Como a pessoa que gosta de tecnologia, sou o “guru” geral do suporte técnico para meus amigos e familiares (e, por extensão, todos os seus amigos também).

Não importa se seus familiares não experientes em tecnologia estão usando os melhores modelos de iPhone e iPad ou não, eles terão alguns problemas em algum momento e procurarão suporte. Se você não está na mesma sala que eles, não pode simplesmente consertá-lo para eles e não conseguir ver o que eles estão descrevendo torna muito mais difícil diagnosticar e resolver o problema deles.

Com o compartilhamento de tela do SharePlay, você poderá ver a tela do seu amigo ou parente em tempo real e fazer com que eles mostrem o problema, guiem-nos pelo sistema operacional e, esperamos, resolverem o problema. Para solução de problemas de software, onde uma configuração foi alternada por engano, ou eles não sabem como conseguir algo em seu dispositivo, essa é uma ótima maneira de trabalhar juntos remotamente.

Embora o site da Apple sugira que o SharePlay tem tudo a ver com experiências de mídia compartilhadas, seu vice-presidente sênior de engenharia de software, Craig Federighi, deu um aceno de cabeça ao caso de uso de suporte técnico durante a palestra da WWDC: “O compartilhamento de tela também é uma maneira simples e super eficaz de ajudar alguém e responder perguntas”.

Claro, a Apple não vai apresentar um de seus novos recursos do iOS 15 como método de solução de problemas (afinal, seus produtos são perfeitos e sempre funcionam perfeitamente).

Tenho certeza que esse recurso irá ajudá-lo a prestar suporte a aquela tia que comprou um iPhone e ainda não sabe como usá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *