A empresa Canalys publicou sua análise final sobre o mercado de smartphones no último trimestre, verificando uma queda significativa nas vendas de smartphones.
Foram comercializados 316 milhões de aparelhos no segundo trimestre, uma queda de 9% em relação ao trimestre anterior.
A Samsung liderou o ranking com 58 milhões de smartphones vendidos, com um crescimento de 8% ao ano. A Xiaomi, ficou em segundo lugar pela primeira vez, com 52,8 milhões de unidades e um crescimento de 83%.
Completando o Top 3 está a Apple, com 45,7 milhões de iPhones vendidos, com crescimento modesto de 1% ao ano. Apesar disso, a Canalys destacou que a Maçã viu um grande crescimento na receita, ressaltando ainda o baixo desempenho do iPhone 12 mini.
A grande diferença aqui é a combinação de vendas de iPhones. A Apple lançou o iPhone SE de baixo custo em abril de 2020, o qual representava 28% da sua combinação na época. Este ano, sem nenhum novo iPhone SE, seu preço médio de venda aumentou drasticamente. Além disso, seu iPhone 12 mini tem um desempenho aquém das expectativas, apesar do desconto no atacado, e os modelos do iPhone 12 Pro se tornaram uma mistura particularmente popular, com 37% [das vendas].
A firma também apontou que, embora a Apple esteja entre as fabricantes que serão atingidas pela escassez de chips no segundo semestre, ela não será tão impactada quanto as outras.
A Apple, como todas as marcas, enfrentará contratempos com o fornecimento de componentes no segundo semestre de 2021. Mas sua escala tem peso significativo junto aos parceiros da cadeia de suprimentos e não sofrerá tanto quanto seus rivais menores. Ela também tem margem de produtos para aproveitar, caso opte por absorver o custo dos aumentos de preços de componentes, diferentemente de algumas de suas rivais que podem ser forçadas a ajustar os preços para manter a lucratividade.
Não é a toa que a LG se retirou do mercado de smartphones, a briga é intensa.